exilar - significado y definición. Qué es exilar
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es exilar - definición

Auto-exílio; Exilados; Exilado; Exilar

Exilar         
v. t.
Expulsar da pátria; expatriar.
Desterrar.
Fig.
Expulsar de casa.
Afastar da convivência social.
(De exílio)
exilar         
(fr exiler) vtd
1 Expulsar da pátria, mandar para o exílio: A República exilou D. Pedro II. vtd
2 Mandar para outra terra no mesmo país: Exilaram o político para o Acre. vpr
3 Condenar-se a exílio voluntário; afastar-se ou fugir da convivência ou do trato social: Desgostoso e decepcionado, exilou-se. Var: exiliar.
Exilado         
m.
Aquele que foi expatriado.
(De exilar)

Wikipedia

Exílio

Exílio é o estado de ser forçado a sair de sua terra natal (ou seja, vila, cidade, estado, província, território ou até mesmo país) e incapaz de retornar. Pessoas (ou corporações e até governos) podem estar no exílio por motivos legais ou outros.

No direito romano, o exsilium denotava tanto o exílio voluntário quanto o banimento como uma alternativa à pena de morte. A deportação era um exílio forçado e acarretava a perda vitalícia da cidadania e das propriedades. O relegatio era uma forma mais branda de deportação, que preservava a cidadania e a propriedade do sujeito.

O termo diáspora descreve o exílio em grupo, tanto voluntário quanto forçado. "Governo no exílio" descreve um governo de um país que se mudou e argumenta sua legitimidade de fora desse país. O exílio voluntário (ou autoexílio) é frequentemente descrito como uma forma de protesto por parte da pessoa que o reivindica, para evitar perseguição ou processo criminal (como acusações fiscais ou criminais), um ato de vergonha ou arrependimento, ou isolar-se para poder dedicar tempo a uma atividade específica.

O artigo 9º da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “Ninguém será submetido a prisão, detenção ou exílio arbitrário”.